O HI-LO NA DECORAÇÃO

PARA COPIAR QUALQUER PARTE DESSE TEXTO, CITAR A AUTORA E LINK DO SITE.

A revista Vogue de fevereiro foi uma surpresa pra mim. E a capa já dizia muito. O conteúdo então, espetacular!

O conceito Hi-lo (abreviatura para a expressão “high and low”) pegou forte. Essa tendência, que torço eu, perdure muitos e muitos anos, surgiu em uma época de expectativas crescentes e orçamentos reduzidos, forçando os fashionistas de plantão a mesclarem peças clássicas e “caras” com outras mais “economicas”, vindas de lojas populares, brechós e até mesmo do buraco negro de nossos closets.

Li de cabo a rabo, e me senti totalmente confortável no quesito “uso mesmo! e daí?” Percebi que minha casa é hi-lo, meu closet é hi-lo, meu escritório (totalmente) hi-lo, e consequentemente, todo o meu trabalho é baseado nesse conceito. Acredito demais nas misturas. Não estou vivendo o “modismo” hi-lo, eu sou a própria hi-lo!

HI-LO NA DECORAÇÃO Foto e texto Erika Karpuk - SOB LICENÇA http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
HI-LO NA DECORAÇÃO Foto e texto Erika Karpuk – SOB LICENÇA http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/

Além da definição original, tenho a sensação que o hi-lo está totalmente ligado à personalidade e a história de vida de cada um.

O “High” é facil de identificar. É pesquisando história, tendências, mostras de decor, ou seja, referencias que estão a todo instante brotando por ai. É o mais bacana, geralmente o mais caro, o clássico, o dito: bom investimento! Aquele abajur sonho de consumo, aquela poltrona com design assinado que você espera deixar para o seu filho como herança, enfim, o “Hi” é o top do consumo, que pode ser classico ou moderno, não tem prazo de validade.

Agora o “Low”… Ah… o “Low”… Delicinha… É a sutileza da questão. É onde está a surpresa da decoração. A cereja do cupcake.

Geralmente é no “Low” que mais me satisfaço. Pois é no garimpo, na pesquisa, nas lojas populares onde encontro objetos e itens tão legais, que é quase impossível imaginar seus valores reais.

O “Low” é o achado. É a criatividade em tempos de crise. É a restauração do seu jeito. Como diz a capa da Vogue, é o charme do babado.

Escolhi essas duas fotos, pois elas contem várias referencias Hi-lo bem bacanas.

Na 1a. foto o ambiente é  formado pelo sofá, a mesa lateral, os pendentes globo e os objetos de decor. O sofá foi comprado na “Casas André Luiz” (Lo) e trocamos o estofado antigo para uma camurça suede importada(Hi) e as almofadas de seda rustica indiana(Hi). A mesa Saarinen foi comprada na artefacto e é revestida com folhas de ouro (super Hi). Os pendentes globo foram comprados na Transelétrica da Consolação (Lo). O piso original é de peroba rosa (Hi) e foi restaurado trazendo novamente vida para essa madeira nobre e rara hoje em dia.  Os quadrinhos com moldura rosa são uma particularidade, e é esse Low que digo ser a cereja do cupcake: Numa visita ao Museu de Pompidou em Paris, o release do artista foi um “journal” com as imagens que ele expos. Levei de brinde, e selecionei a foto com a frase “Je pisse dans mon jean et jogging” Amei! Emoldurei o texto bizzarro com a moldura rosa fofinha(super Hi-lo).

Na foto de capa, a poltrona e a luminária revisteiro são 50’s (Lo). A almofada dos beatles  maravilhosa é da loja Archiforma e com toda a certeza, é mais cara que os dois juntos!(Hi). Agora o exemplo mais Hi-lo que lhes apresento são os quadrinhos com as ilustrações do artistas Kennedy Bahia, que comprei por 50 cents(juro)! As molduras foram bem mais caras! O valor desses quadros é inestimável pra mim e são lindos de morrer.

O Hi-lo é uma tendência mundial. Da moda para a decoração. O conceito é maravilhoso, com charme e personalidade. É aproveitar e se jogar! Sem medo de ser feliz e o melhor, mantendo suas economias sob controle.

E viva a liberdade de escolha!

Published by

Erika Karpuk

erikakarpuk.com

2 thoughts on “O HI-LO NA DECORAÇÃO

  1. Meu apartamento também é super Hi-lo! Essa sua história das ilustrações me lembrou de uma que eu comprei na Argentina por uma bagatela e que a moldura foi 10 vezes mais cara que a peça!!! Inacreditável. É um dos meus quadros preferidos!

    Curtir

Ei! Não vá embora! Me conte o que achou!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s