resposta para leitora por erika karpuk

UM COMENTÁRIO QUE VIROU POST ♥

respostaParaDaniBlog

Amigos… sou designer de interiores, e me formei há (acho que) 5 anos… descaso eu não ter certeza… nãooooo! Simplesmente isso nunca foi muito importante pra mim…  Então vou dizer o porque de começar falando nisso e o porque desse post…

Eu recebo muitas perguntas de estudantes de design e arquitetura querendo saber como eu comecei… o que é preciso para iniciar na área… como ser conhecido… enfim… toda semana respondo alguma coisa sobre isso aqui ou no Face… e essa semana recebi um comentário de uma querida chamada Daniela que me chamou a atenção.

Sei que os comentários são públicos, e que qualquer interessado pode ler… mas eu decidi criar um post especial justamente para que tenha mais visibilidade, outros estudantes leiam, e que possa inspirar a todos que se interessam por essa área maravilhosa… Ele deixou a disposição seu e-mail para que eu pudesse comentar com certa privacidade… hehe… Dani… tô gritando aqui! :D

Antes… só uma palavrinha pro cêis… galerinha do design… O que escrevo abaixo é a minha opinião… não é a verdade absoluta por favor… essa é a minha história, a minha vida e a minha verdade…Sou profissional nada famosa… nada glamour… tem muita gente ai melhor que eu, muita gente mais importante… mais conhecida…enfim…

Por isso, lembrem-se de que cada um deve fazer a sua história individual… referencias são essenciais para nosso desenvolvimento profissional, mas o seu caminho é você quem traça… é você quem escolhe… E o que seu coração sente… só VOCÊ pode sentir!

perguntadaaDani

Oi Erika! Estou terminando o colegial e apesar de já saber o que quero fazer (sempre soube!), eu tenho dúvida em relação ao mercado de trabalho. Vou fazer Arquitetura e Urbanismo e quero fazer cursos/especializações em design/movelaria/marcenaria, já tenho isso meio que pautado. Maas, nessa área conta muito com quem você estagia e você trabalhou com o Rosenbaum! Então se você quiser, claro, me dá umas dicas nesse ponto? Tipo, em qual faculdade você se formou e como foi o caminho pra conseguir entrar em um grande escritório, se você fez esses cursos à parte da faculdade e tals. Sei que é um tanto quanto pessoal (esse “deixe uma resposta” dá uma ideia de intimidade né?) mas se pudesse responder, me ajudaria demais! Só pra terminar esse texto gigante (desculpa,saiu), seu trabalho é ótimo e acho que isso também se dá pela sua pessoa, as coisas são passadas de um jeito confortável, paciente, fofo até  (pra não deixar a coisa gritando pra todo mundo, pode mandar a resposta no e-mail, fica à seu gosto.  obrigada desde já!

 respostadaErika

Querida, vamos lá… vou pedir sua licença para consertar uma frase tua… ”  nessa área conta muito COMO você estagia” e não com quem… o famoso QI abre portas, mas se você não tiver muita vontade, muita garra, muito amor… nada… nada adianta… o seu conhecimento ninguém te dá… nem um profissional desconhecido, nem um famoso… isso você adquire trabalhando muuuuuuito… sem preguiça… varando noites… sem comer, sem fazer xixi… yes! é a vida real… não tem glamour…tem a ralação… especializações são fantásticas… e se eu tivesse tido grana na época em que estudava, poderia ter feito várias… mas nunca pude… e quando comecei a trabalhar, trabalhei. Muito. E trabalho… agora… com 35 anos, estou pensando em fazer pós e mestrado… por que gostaria de dar aulas futuramente. A especialização só é valida quando você utiliza o conteúdo na prática da sua profissão. E eu fiz o caminho inverso… fui do conhecimento e trabalho para o acadêmico. Então querida, o que eu te digo é… não tenha medo de se jogar… experiência em qualquer escritório, sendo ele bombado ou não… você só adquire se houver dedicação… caso contrário isso é nada. Nunca deixei de trabalhar por que não era formada. E sempre fui respeitada como profissional. E hoje, para contratar alguém, tenho a mesma postura. Pra mim, não vale o diploma na mão… Vale a atitude como ser humano e como profissional… Boa sorte com todo o carinho do mundo! Se joga na profissão, e aproveite tudo o que ela pode te oferecer. Por que escolher esse caminho… é recompensador, gratificante… pode acreditar. Com super carinho, espero que te ajude. ♥

ps. Sou formada em Design de Interiores pela Universidade Anhanguera, antes UniA. Um dia conto um pouco sobre essa passagem da minha vida. ;)

Published by

Erika Karpuk

erikakarpuk.com

One thought on “UM COMENTÁRIO QUE VIROU POST ♥

  1. Erika! É a Dani de novo! Com a correria de final de ano só pude voltar ao site hoje (uma pena), e que surpresa! Fiquei muito feliz com o post, de verdade! Apesar de sabermos o que queremos, nem sempre a gente tem muito contato com a profissão ou com os profissionais, um toque desses sempre cai bem hahahah Sabe que eu também tenho um gosto por dar aulas? Tenho isso em mente há um tempinho.. E pode deixar que vou me jogar com tudo meesmo! Também não tenho lá muita grana pros milhares de cursos que quero fazer (sou meio esponja nesse ponto, qualquer coisinha diferente, eu tô lá!) e eu sempre quis trabalhar e me dedico no que faço, então acho que a coisa vai fluir no rumo certo.. quem sabe um dia eu volto aqui pra contar no que deu? Muuuito obrigada pela atenção e por todo o carinho, não esperava. E eu também te desejo o carinho do mundo e que seu trabalho atinja mais e mais pessoas pois ele é muito bom; e se esperava ter me ajudado, ajudou e muito! Valeu! ♥

    Curtir

Ei! Não vá embora! Me conte o que achou!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s