Como de ser um designer e administrador de empresas…sem morrer na tentativa!

Gente… vou falar… se tem algo chato na vida de um designer é ter que cuidar de contas, impostos, e bla bla blas desse tipo…

Administração deveria ser matéria obrigatória na grade dos cursos de arquitetura e design de interiores!!! Por que você se forma… cheio de inspirações e super animado… mas quando vai pra vida empresarial… meu deus!!!! nem sabe por onde começar… é ou não é?

como administrar uma empresa de designEu sei que é… porque eu penei muito! O estúdio tem 7 anos mas trabalhei pros outros desde os meus saudosos 18 anos (foram 11 anos dedicados ao aprendizado)!!

Primeiro que como funcionário, muitas e muitas pessoas não sabem dos seus direitos (principalmente nessa área de arqui e decor), vou dizer que, se o escritório é grande… tem uma infra… uma área de RH, tudo bem… caso contrário é uma bagunça e falta de informação até dos próprios chefes proprietários em questão. E outra situação são os recém formados… O que fazer? Como abrir uma empresa? Vale a pena? E os impostos?  CNPJ?  Nota Fiscal? Imposto de Renda? Conta em Banco? Profissional Autônomo ? Micro empresa??? Planilha de gastos/recebimentos? Contratos?

hahahahahahaha tô rindo gente… por que é essa loucura mesmo!!!!

Mas para você crescer profissionalmente, para ser sério o negócio… não tem jeito! Essa parte enlouquecedora deve fazer parte do seu dia a dia… e o pior… você tem que aprender como fazer tudo direitinho. É muito importante você entender e aceitar que essa é uma área tão importante quanto o próprio design!

Eu aprendo todos os dias… e graças a Deus, tive muita sorte nesse sentido. Por que há 12 anos atrás conheci o Sr. Alcides, um mestre administrativo, um empresário com uma visão responsável e respeitosa em todos os sentidos gerenciais que conheço.  Ele criou a AGG Fiscal e Contábil há muitos e muitos anos atrás, e foi ele quem me ajudou a “dar a vida” a minha empresa…  hoje seu sucessor é seu filho Ulisses, que é um suporte e referencia pra mim como empresário e administrador.

E em todas nossas conversas, surgem tantas duvidas(minhas lógico hehe)… e sempre pensei que poderia ser muito legal poder escrever sobre isso… por que as vezes, parece um bicho de sete cabeças e de repente com uma informação correta e confiável tudo parece ser mais fácil… enfim, meus amigos… essa ideia vai sair do papel!!! Sim sim!!! minha euforia é grande!!!

Erika Karpuk -  Estúdio DEKor

A partir desse mês, vou escrever aqui, e logicamente com todo o suporte da AGGfiscal, a respeito desses assuntos que a gente só vê que é importante quando a gente precisa… Por isso, se tiverem duvidas, questões relacionadas sobre empresa, empregado, empregador, leis, e bla bla blas … escrevam no comentário desse post… Tentaremos dar uma visão mais realista e correta do mundo dos negócios! Tenho certeza que será útil para muitos que não sabem nada sobre o assunto, e para aqueles que tem alguma duvida e não sabiam pra quem perguntar!!! É aqui ó!!! :D

Tenho 2 lemas de trabalho que uso a muito tempo:

1o. Quando a gente faz com amor… só pode dar certo!!! (isso eu tenho certeza!!!)

2o. Rala que Rola!!!! (sem muita ralação… muito trabalho… muito mesmo… não vai rolar… por isso tem que arregaçar as mangas e se jogar no trabalho!)

e meu lema para 2014!

Estar no único caminho que alguém pode encontrar a felicidade verdadeira… o caminho do bem!! ( não existe o caminho do meio não… não dá pra ficar em cima do muro…  e tenho certeza disso a cada dia!)

Muito carinho e muito amor pra vocês! Espero que curtam! ♥

Publicado por

Erika Karpuk

erikakarpuk.com

10 thoughts on “Como de ser um designer e administrador de empresas…sem morrer na tentativa!

  1. Profissionalização
    Uma dica importante: é necessário evoluir constantemente para sobreviver. No atual contexto de mercado, cada vez mais competitivo, quem não se profissionaliza tem poucas chances. E isso se aplica a qualquer tipo de negócio, inclusive para escritórios de arquitetura. “Seria como uma repetição, no mundo dos negócios, da ‘teoria de evolução’ de Charles Darwin: os que não se adaptam são eliminados pelos predadores”.

    Curtir

Ei! Não vá embora! Me conte o que achou!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s