Dicas para comprar seu imóvel na planta e não cair em armadilhas

Pois é minha gente… o assunto que tem martelado na minha cabeça esses meses é esse mesmo!

Alguém já contou para as construtoras que, quem compra um imóvel está comprando sonhos????

O cara trabalha muito, pra juntar aquela grana(e olha que tem que ser “a” grana), trabalha feito louco pra pagar financiamento, fica sonhando com o dia que terá a chaves nas mãos, projetando sua vida naquela varanda gourmet, ou naquele quarto que caberá um criado mudo… e quando recebe as chaves… é uma decepção…

Veja bem… o que vou dizer aqui neste post é baseado nas minhas experiências profissionais… nos projetos que recebemos todos os dias… e minha obrigação aqui com esse blog é para com o ser humano de bem… não tô nem ai para os grandes… sinceramente não me interessam… por isso, se você pretende comprar um imóvel na planta, esse post vai servir pra você!

casodastomadas

Minha amiga comprou um apartamento de uma construtora bacana, com o decorado feito por uma arquiteta “bem famosa”… pois bem… quando foram fazer a vistoria, todas as tomadas estavam em canaletas externas!!!!!!!!!! Sim… pasmem… canaletas externas(tipo aquelas gambiarras sabe?) Foi ver no contrato, e estava lá… não sei exatamente as palavras usadas no contrato… mas tenho certeza que são palavras bem técnicas e de difícil entendimento para que ninguém possa identificar a bizarrisse! Agora me fala… qual o leigo, que no ato ansioso e animado vai ler as clausulas falando a respeito das instalações? Poderia até ler… mas duvido que estaria atenta a um item que pra mim é tão obvio!

Justificativa da construtora: A construtora diz que isso começou a ser feito para evitar que os moradores quebrassem as paredes, evitando danificar as estruturas.

O que eu acho: hahahahahaha só rindo…

isso só tem um nome>> “economia porca” para embolsar mais grana! não no seu bolso obviamente… no bolso deles…
casodoar
Apartamento da minha irmã (e por isso conheço vários detalhes…), eles moram apertado, principalmente depois que os gêmeos chegaram. No prédio atual não pode colocar ar condicionado, e por morarem muito próximo do trilho do trem, é um barulhão… ou seja, coloca janela anti ruído e morre de calor… então quando foram comprar o novo apartamento, colocar o ar condicionado era uma prioridade, porque também é próximo dos trilhos(lembrando… é gente que rala!!! ninguém é rico não!!! mas é gente que batalha pra conquistar as coisas!!). A vendedora da Construtora “bem conhecida em SP” disse que poderiam colocar o ar em dois ambientes. Inclusive tem um espaço na varanda que é possível posicionar a unidade externa. Chaves entregues depois de umas 3 visitas até regularizarem tudo e entregarem o imóvel com os acabamentos que se comprometeram entregar, e a obra de adequações começou. Fizeram orçamento com algumas empresas, gastaram seu tempo indo às reuniões com esses fornecedores, finalmente compraram os DOIS aparelhos splits e a unidade externa compatível. Tudo certo? Nada disso… o sindico mandou parar tudo, disse que não pode… que a construtora não autoriza :(

Justificativa da construtora: Não existe carga elétrica suficiente para colocar os aparelhos.

O que eu acho: … olha… tenho que pensar muito nessa hora… pra não escrever grosserias… resumo: meu cunhado vendeu os aparelhos mas deixou a tubulação instalada, na esperança que em reuniões de condomínio descubra que outros moradores foram enganados como eles, e juntos possam entrar com uma ação contra a construtora.

casodejuiz
Um possível futuro cliente me procurou, do interior de SP, com um caso de chorar… construtora com 22 anos no mercado… a novela é tensa e longa… briga feia… com advogado, processos, dores de cabeça e tudo mais… Não dá pra entrar em detalhes, porque precisaria de uns 3 posts para falar a respeito, mas com autorização do proprietário, gostaria de compartilhar as fotos com vocês, para terem uma ideia de como o imóvel “foi entregue” pela construtora…

Justificativa da construtora: Não tem justificativa. Eles acham que tá bom.

Vejam as fotos e tirem suas próprias conclusões…poste_franca 

poste_franca

banheiro_franca

corredor_franca

corredor_franca

corredor_franca

quarto_franca

O que eu acho: … olha… tenho que pensar muito nessa hora… pra não escrever grosserias…

Fico muito triste quando recebo casos assim, e é bem frequente… não quero generalizar gente… mas os casos estão acontecendo na construtora menorzinha às grandes e famosas!

 

As vistorias de entrega do imóvel são feitas até 3 vezes até o comprador estar de acordo!! Que vergonha Dnas. Construtoras??? Entreguem o imóvel bem acabado, por que essa é a O.B.R.I.G.A.Ç.Ã.O de vocês!!!! O comprador do imóvel tem que se sujeitar a ir na obra pra ficar apontando aqui e ali, e mostrando as Mds… que vocês estão deixando passar! E o pior: Vocês torcem pra que o comprador não veja, assine logo e vocês se livrem de mais uma bucha! Assim… fácil!

Bah! Isso me deixa nervosa gente…

A ABNT(Associação Brasileira de Normas Técnicas) criou algumas novas normas a respeito de reformas dentro de um imóvel, se quiser saber mais pode dar uma olhada aqui nesse site. (juro que logo mais farei um post sobre isso)… o que acho correto… por que as pessoas precisam ter mais responsabilidade na hora de derrubar uma parede, abrir um novo vão para uma porta, rasgar as paredes para instalar o ar condicionado sem causar sobrecarga de energia ou danificar qualquer que seja a instalação predial que já exista, e muitas outras alterações que devem ser avaliadas por profissionais qualificados para que não causem danos materiais mas principalmente físicos à sociedade.

Mas e na hora da construtora entregar o imóvel? Qual a lei, qual a norma que defende o consumidor? Não existe uma fiscalização eficaz… não existe nada que defenda o proprietário de um novo imóvel que é entregue nas coxas… uma lei que obrigue a construtora a entregar o imóvel na primeira vistoria, no máximo na 2a.! Mas que a construtora pague multa caso a segunda vistoria não seja aprovada… Na verdade existe a lei que prevê multa no caso de atraso.  Por isso, eles fazem nas pressas e vão deixando os lastros do serviço mal feito.

Fiz essa tabela pra ajudar vocês caso precisem (espero que não…), li algumas colocações e justificativas de alguns caras grandes que são responsáveis por não sei quê e aquilo outro… e um deles disse o seguinte: “Não existe obra entregue sem nenhum tipo de problema, todas vão apresentar algum.” O que pra mim é um desaforo…

prazosdegarantia

Amigos queridos, é isso… depois desse post desabafo eu grito à vocês: LUTEM PELOS SEUS DIREITOS!!! Enquanto a sociedade ficar calada, ninguém fará nada por nós! E votem conscientes PELAMORDEDEUS!!!! Precisamos de governantes do bem, leis justas, fiscalização honesta, respeito com o cidadão correto! Precisamos de mais amor!!! Por favor!!!!!!! ♥

Publicado por

Erika Karpuk

erikakarpuk.com

3 thoughts on “Dicas para comprar seu imóvel na planta e não cair em armadilhas

  1. Primeiro tentei na base da conversa, claro, mas não tive sucesso, então em um segundo momento fui com meu advogado conversar com o jurídico deles, mostrei que tinha os panfletos, mas não tive sucesso, então resolvemos entrar com uma ação no tribunal de pequenas causas. Nesse meio tempo eu acabei colocando os armários, afinal, precisava muito da cozinha, estava me mudando com um bebê de 1 ano e meio. O problema foi resolvido em menos de um ano, se não me engano. Eles pagaram todo o meu custo com os armários e o mesmo valor de danos morais. Tem outro caso que conheço em que os moradores entraram na justiça juntos, a construtora refez praticamente toda a parte de acabamento do prédio, área comum e nos apartamentos.
    Acho que não podemos deixar por isso mesmo, para não fortalecer essa ideia de que o consumidor é bobo e aceita tudo.
    Bjs.

    Curtir

  2. Exatamente…Gabi…são por essas e outras que eu precisava fazer esse post… É um desabafo mesmo por tantos casos q tenho visto, ouvido, vivenciado…depois se puder lógico, escreva qual foi o seu procedimento para resolver o problema…assim podemos ajudar outras pessoas… Um super beijo

    Curtir

  3. Que tristeza e quanta frustração… Quando comprei meu ap fui avisada que os armários da cozinha seriam cortesia da construtora, recebi panfletos com fotos do armário e etc. Qd recebi o imóvel, adivinha??? Nada de armário, diziam que eu não tinha sido contemplada pq assinei o contrato fora do prazo. Corri atrás do meu preju, entrei na justiça, tentei acordo ( sem sucesso) e acabei ganhando o valor para armários em 2 cozinhas! Toma Gafisa!!!
    Mas foi um desgaste em um momento tão esperado, é uma pena a falta de comprometimento.

    Curtir

Ei! Não vá embora! Me conte o que achou!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s