Eba! O tão esperado post de Como Abrir uma Empresa está pronto!
Amigos designers de plantão, compartilho com vocês essas informações que são importantíssimas para quem está iniciando uma empresa.
Obviamente sem a AGG Fiscal, esse post não seria possível. Ela é nossa parceira desde o inicio de vida do Estúdio Dekor, nos acompanha e principalmente nos direciona para qual o melhor e mais correto caminho a seguir.
Pra relembrar, o primeiro post sobre o assunto foi sobre Estágio e você pode acessá-lo aqui. O segundo foi sobre Portfólio, e você pode ler na integra aqui.
Então vamos lá! Força na peruca! Pegando o caderninho e anotando tudo!

01 primeiros passos
Nota da Erika: Entende-se “ramo” a área de design de interiores. Entende-se “plano de negócio” qual o caminho que deseja seguir dentro da área, seja ela projetos, desenvolvimento de produtos (que vai de móveis à estampas), ou comercio (montar uma loja por exemplo)

02 plano de negócio
Nota da Erika: Para cada caminho existe um custo. Para começar você vai precisar de um bom computador, telefone com secretária eletrônica, impressora e internet. Além de boa vontade, muita energia pra trabalhar e otimismo! Por que o inicio não é fácil pra ninguém. Mas lembrem-se do que a “tia Erika” diz: RALA QUE ROLA! Então… nada de desanimo!

03 tipos de empresa

Nota da Erika: Pra quem está começando, provavelmente se enquadre na primeira alternativa: Autônomo. Eu particularmente comecei assim, registrada aqui na prefeitura de Santo André. Valeu a pena, por que o imposto era mínimo e conseguia emitir nota fiscal. Mas você não tem direito a CNPJ, e sim o seu CPF. Ou seja, conta em banco não dá pra ser Jurídica. Pra falar a verdade, me deu um baita orgulho quando recebi o registro do CNPJ… me senti gente grande…hahaha. Mas isso é bobagem de inicio. Vai segurando até quando realmente precisar, por que os encargos são menores. É sempre bom falar com um contador de confiança (no meu caso a AGGFiscal ♥) pra entender melhor esse universo, e saber qual a melhor alternativa pra você.

04 sociedade

06 tipos de nome
Registro de Marca é bem importante pessoal. Já pensou todo o trabalhão que você tem pra bolar um nome, criar um logo, desenvolver toda a papelaria, montar site… daí você recebe um comunicado que a empresa já existe e você tem que mudar tudo outra vez… é muito sério. Não é barato não… Vou fazer um post sobre isso também. Mas já deixo aqui registrado que vocês devem ficar espertíssimos com esse item. Eu registrei as minhas marcas no MPBrasil.
07 o que é cnpj

08 sindicato

Nota da Erika: Acho que uma empresa saudável é aquela que cumpre suas obrigações dentro da lei. Isso eu concordo plenamente. Mas eu odeio ser obrigada a me filiar a alguma coisa sem que eu queira. Eu odeio. Infelizmente no nosso país, somos obrigados a muitas coisas que não nos trazem beneficio algum. Então, meu porém é, até que você tenha funcionários, não é obrigada a se filiar a nada. Quando tiver funcionários, aí sim… vai ter que “contribuir” obrigatoriamente para o sindicato. E não só você como empresa… mas seu funcionário também :(

09 impostos

11 quanto tempo demora

Nota da Erika: Dependendo da prefeitura onde você dará inicio à abertura de sua empresa, o custo pode variar. Mas hoje dia 26/maio/14, a previsão é que você gaste de R$ 600,00 a R$ 700,00 para se tornar gente grande. Além de meio salário mínimo de administração para a empresa de contabilidade fazer todo o acompanhamento pra você.

AGG Fiscal

Queridos, o post é longo mais tem muitas informações legais. Se vocês tiverem duvidas, vocês podem entrar em contato direto com a AGG Fiscal, na página deles no Facebook, e podem postar as duvidas por lá. Tenho certeza que eles serão tão legais com vocês quanto são com a gente.

 

7 comentários

  1. Aquela hora em que um post esclarece TODAS as suas dúvidas. Obrigada por compartilhar seu conhecimento experiência. Sou designer de interiores quase formada, estou esperando minha colação de grau ^^
    Sucesso!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: