O QUE UM PROJETO DE DESIGN PODE FAZER POR VOCÊ?

Amigos,  nesse post vou explicar um pouco como nosso projeto pode funcionar pra você, mesmo que já tenha comprado móveis e o marceneiro acabou de montar seus armários…

Eu tenho recebido muitas duvidas nesse sentido, por isso achei legal esclarecer. Leiam a história a seguir:

“Luci comprou seu apartamento há 1 ano. Até agora conseguiu comprar a mesa de jantar e as cadeiras, comprou uma cristaleira dos seus sonhos, um lustre lindo, o sofá, algumas almofadas, e fez o painel da tv com um marceneiro conhecido. No entanto chegou o momento que ela não consegue definir cores, tapetes, a cortina (que já tem, mas comprou um tom off-white verde e acha que não está combinando muito com os outros tons), além de não saber o que colocar na parede… se um papel de parede, ou quadros, ou tudo junto!”

Essa é uma historinha fictícia… mas muito parecida com muitas que recebemos aqui todos os dias. E eu sei como é difícil completar a decoração… gente!!! é muito difícil!!!! porque o básico já existe! mas o que dá a graça, dá conforto no olhar e transpira a personalidade dos moradores não é o sofá… é a finalização da dekor! Então sempre parece faltar alguma coisa… nunca tá bom…

Então tá… esse post vai servir pra orientá-los, instigá-los (hehe porque não?), e principalmente me ajudar a ilustrar melhor meu trabalho por aqui.

Projeto de Decoração Online_depois_06b

O Designer faz, não só projetos completos, elaborados, com detalhamento de marcenaria e iluminação… o Designer de interiores está aí para finalizar a sua decoração com olhar mais técnico exatamente onde o detalhe faz a diferença…combinando cores, estilos, tecidos, alinhamentos(ah…alinhamentos…como fazem a diferença!) e proporções. Então pra ilustrar, eu vou apresentar um projeto pra vocês de uma cliente querida, que me chamou num caso desses… E o que eles mais sentiam falta era a integração dos ambientes… além do quê, faltavam assentos para as visitas… geralmente sentando no sofá de tv :) Entendam que para visitas, acho ideal algo confortável obviamente, mas não um assento que afunde ou que seja confortável demais da conta pro seu amigo não dormir enquanto conversa com você!

Reparem… esse é o apartamento antes… e não está nada mal né? Pelo contrário… a base é ótima.

Projeto de Decoração Online_antes_01

Eles combinaram bem os tons escolhidos. Tem um piso legal, rodapé bacana, as tonalidades dos amadeirados combinam com o tom da laca… enfim… tá bom.

Mas o que falta então? Vou listar:

1. Entre o sofá e a mesa de jantar existe um “espaço” razoável. Praticamente um ambiente vazio… O que fazer com ele? Dá pra utilizar melhor?
2. O painel da tv, novíssimo, alinhado a… nada!
3. A enorme parede à esquerda está vazia.

 O que foi feito:

Projeto de Decoração Online_depois_07
1. Criei um móvel de apoio atras do sofá, para setorizar e garantir uma certa privacidade na sala de tv, além de dar possibilidade dos moradores colocarem objetos de decoração trazidos de viagem e outras lembranças de vida.
2. O ambiente vazio ganhou função! Duas poltronas, mesa lateral e um banco rustic-chic da Saccaro deram vida e uso ao espaço, que fica ao lado da varanda, então quando tem muita gente, todos conseguem se posicionar confortavelmente.
3. O painel da tv foi alinhado às portas e janelas. O que significa dar um conforto ao “olho do observador” (já escutaram isso na aula de geometria?) porque visualmente ajuda o nosso cérebro a entender que a altura certa é aquela ali… e não uma ou outra ou outra…
4. Os proprietários não tem o costume de colecionar quadros ou itens decorativos para a parede, então a parede lateral ganhou um papel lindo da Ralph Lauren vendido na Celina Dias… chique não?

Outro detalhe importante que fiz foi dar um uso para um vão “nada”, que existia na frente da porta do lavabo(veja abaixo). Eu complementei com gesso, e inseri alguns nichos. Esses nichos servem de “guarda bolsas” para quando os moradores recebem muitas visitas.

Projeto de Decoração Online_depois_03

Do outro lado da sala, a área do jantar estava montada… como pode ver na foto abaixo. E estava exatamente assim! Bonita!
Projeto de Decoração Online_antes_03

Mas vou apontar as dificuldades:
1. A parede do fundo do buffet estava completamente vazia.
2. A adega não tinha lugar específico pra ela. E ainda servia de apoio para celular e chaves.
3. A cristaleira não estava integrada a decoração. Ela parecia estar lá temporariamente.
E olha só o que fiz:

Projeto de Decoração Online_depois_04
Projeto de Decoração Online_depois_01

Complementei o buffet existente (e novo, só para lembrar!) com uma gaveta que fez a vez de tampo também, com o mesmo amadeirado existente nos outros móveis. Pra parecer que tudo ali já estava super integrado desde sempre! A adega ganhou um lugar só pra ela, e a cafeteira chic também, além dos acessórios de cada equipamento, que tem agora um lugar bem específico pra morarem… a gaveta!

Projeto de Decoração Online_depois_05

O fundo da parede ganhou um mega espelho e dois painéis laterais amadeirados. Eles ajudaram a integrar todos os itens daquela parede! E olha que tem coisa heim? Mas o que fiquei mais feliz, foi conseguir inserir realmente a cristaleira na decoração, sem que ela parecesse fora do lugar como estava anteriormente.

Post longo né? Mas isso é só um pedacinho do nosso trabalho… pra demostrar que projetar a finalização de uma decoração já existente é tão complexa quanto fazer um projeto do zero. E isso, além de ser um trabalho bem minucioso precisa de muito carinho e respeito com quem fez a decoração base… você!

Espero que tenham gostado! bjos bjos

 

Published by

Erika Karpuk

erikakarpuk.com

4 thoughts on “O QUE UM PROJETO DE DESIGN PODE FAZER POR VOCÊ?

  1. Olá Erica, tudo bem? Nossa me identifiquei com o post acima… é exatamente isso que preciso.. como nfaço para conseguir um orçamento? obrigada Katiane

    Curtir

Ei! Não vá embora! Me conte o que achou!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s