COMO PINTAR ESPELHOS

Como pintar espelhos? Pintar mesmo gente! Esconder!!! Não olhar pra eles nunca mais!

Historinha do dia: O banheiro do ap novo tem 30 anos! E para não alterar gabinetes e as molduras dos espelhos que já existiam resolvemos fazer o teste e pintar com compressor não só a madeira, mas também todos os detalhes em espelho que existiam por ali.

Os espelhos revestiam as portas e todos os frisos da lateral do gabinete! Resultado: Olhe por si só e me diga…  você acha que atrás da pintura destas portas existem espelhos? E outra pergunta: Você acredita que atrás dessa mesma pintura existem dois tipos de superfície (madeira e espelho)?

dicasDekor#6
Então vamos pra parte técnica… Pintar com compressor é bom demais! Ele pulveriza a tinta de forma uniforme, e como é bem fininha, a tinta fixa super bem na superfície.
Eu vi alguns tutoriais de como pintar espelho, e neles vi até que deve lixar o espelho antes de pintar… mas aqui não fizemos isso (na verdade acho estranho lixar espelho, porque imagino que o resultado é tipo lixar vidro… ou seja… o efeito não é muito satisfatório… ou risca ou não faz nada). É necessário tirar a gordura do espelho, porque nenhuma tinta pega em cima de superfície engordurada, mas é isso.

Gosto muito de colocar a mão na massa, mas dessa vez quem fez o serviço perfeito foi o pintor.
Pra quem se interessar, achei um guia de como pintar com compressor, dá uma olhada aqui.

Outra dica do meu amigo e empreiteiro Jucemir Coelho, da JCA Manutenções, é passar uma camada de cola de sapateiro em toda a superfície do espelho antes de emassar e pintar o espelho. Ele terá uma resistência maior à impactos. No meu banheiro não fizemos isso, e o risco de impacto é pequeno, mas imaginem numa loja por exemplo, onde a circulação é intensa… essa camada de cola de sapateiro quando seca cria uma película “maleável”, depois de seca é necessário emassar o espelho e lixar como se fosse parede, preparando-o assim para a pintura com o compressor.

Usamos a tinta esmalte, que para ser usada no compressor deve ser diluída em tinner.

Achei esse vídeo mostrando como é feita a pintura

 

Parece ser bem fácil né?

Mas meu amigo Edu do Homens da Casa fez um tutorial dando sua opinião dos prós e contras de usar um pulverizador. Então, antes de sair correndo pra comprar um, é bom ler a respeito, verificar se realmente vale a pena comprar um ou chamar um pintor amigo pra fazer pra vc.

O que quero colocar aqui é que se eu tivesse que tirar o espelho do gabinete, no mínimo o tempo para emassar e pintar com rolinho/pincel seria muito maior. A pintura uniforme também me agrada muito visualmente. Acho que a tinta pulverizada fica com uma textura aveludada, quase um laqueado…

Eu aprovei, porque não tive que tirar absolutamente nada, nenhuma peça do local para que fosse pintada. O resultado é bonito e bem acabado. Ah… mais dois motivos importantíssimos: Não gerei entulho e ainda me esquivei da lenda urbana de “quebrar espelho dá 7 anos de azar” ! Hahaha

Pô Erika…mas não tenho compressor e não posso pagar um pintor. Posso usar outras técnicas?

Eu te digo: SIM!!!!! Tinta acrílica e esmalte, tinta de quadro-negro (essa ideia achei ótima), tinta magnética, eletrostática e até spray convencional… na verdade o que é importante saber na hora de pintar o espelho é que as camadas (demãos) de tinta devem ser finas para não correr o risco de descascar sacou?

Então dá na mesma usar o spray convencional? Depende… no meu caso, tenho certeza que o acabamento não sairia tão legal… até porque pintei dois tipos de superfícies na mesma operação. Madeira e espelho foram pintados juntos, coisa que só a pintura com o compressor faz por você!

Me digam o que acharam? Já tinham pensado em pintar sobre o espelho?

Published by

Erika Karpuk

erikakarpuk.com

One thought on “COMO PINTAR ESPELHOS

Ei! Não vá embora! Me conte o que achou!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s