05 ITENS QUE FARÃO SUA CASA SER MAIS SUSTENTÁVEL

O conceito de uma casa sustentável refere-se à uma construção projetada e executada seguindo os princípios da sustentabilidade ambiental. Sempre visando o respeito ao meio ambiente e o bem estar dos moradores.

Até então as características de uma “casa sustentável” estavam voltadas apenas à construção e arquitetura, considerando instalações elétricas e hidráulicas que possibilitam o uso racional da água e energia elétrica como o aquecimento solar por exemplo, o uso de madeiras certificadas, o emprego de materiais recicláveis e reutilizáveis na obra, evitando o desperdício e a redução na geração de resíduos, o conhecido “entulho”.

Mas algo está mudando! Não só a construção de um imóvel precisa ser sustentável. Apartamento e imóveis antigos também estão aderindo à nova pratica e conceito. É importante atualizarmos as atitudes para que todos possamos ser responsáveis pelo consumo e geração de lixo em todos os níveis e setores!

5 ITENS que farão sua CASA ser mais SUSTENTÁVEL!

lampada sustentável1- ACEITAR COM CARINHO AS LÂMPADAS DE LED NA SUA VIDA. Num apartamento por exemplo, é possível trocar as antigas lâmpadas incandescentes pelas lâmpadas de led, onde o consumo de energia reduz drasticamente. A lâmpada incandescente tornou-se uma vilã da economia porque converte apenas 5% da energia adquirida em luz, contra os 95% de calor emitido, que não têm efeito algum. Um verdadeiro desperdício em momentos de racionamento de custos e de preocupação efetiva com o planeta.

O Consumo (de tudo) é o vilão do futuro! Por isso, reduzi-lo é o fator principal para nossa sobrevivência nesse planeta!

gota2- TROCAR AS VÁLVULAS ANTIGAS das bacias acopladas ou de parede para as modernas com duplo acionamento também reduz o consumo de água em até 50%. Existem empresas que só fazem isso hoje em dia. No meu prédio foram trocadas todas as válvulas antigas e a redução foi muito grande. O condomínio contratou uma empresa para a troca de todas as válvulas. Mas os fabricantes dizem que pessoas que têm noções básicas de bricolagem podem fazer a troca com a ajuda dos manuais de instrução. Reduz a conta “$”  e consumo de água! Ou seja, corre pra trocar a sua!

#dekorsustentavel3- CONCEITO OBRA LIMPA: Pensar no reaproveitamento e reforma dos móveis é essencial! A troca de revestimentos ou reformas em qualquer nível também deve ser consciente! Não podemos mais pensar apenas nas nossas próprias necessidades! É obrigação de todos pensar em formas de amenizar qualquer impacto ambiental que possamos causar na natureza. Seja ela na construção, reforma ou decoração. Se você quiser ficar por dentro do conceito da Obra Limpa na Decoração acompanhe o blog e assista a nossa palestra a respeito.

selo_verde4- SEJA UM CLIENTE CHATO! Na decoração, é muito importante que itens de decoração de qualquer espécie tenham selo verde. O consumidor deve exigir isso! Se levarmos em consideração a quantidade de lojas, marcas e produtos comercializados no Brasil na área da decoração, ainda temos poucas opções. É preciso procurar sempre no site da empresa onde deseja comprar algum produto, uma área relacionada à responsabilidade socioambiental, para saber o que ela faz, vende e o quanto impacta na natureza. Lembre-se que marketing é marketing, e ele é feito para você acreditar nele! As grandes industrias alimentícias, moveleiras, de vestuário… todas que você possa imaginar… descobriram que tudo que tem uma árvore verde, um textinho fofo dizendo que é 100% ecológico, 100% natural, etc, vende! E como vende! Mas não se deixe enganar! Hoje em dia até madeira de demolição é “produzida”! O rótulo só é importante se o conteúdo do frasco for condizente. Dê preferencia aos produtos artesanais ou pesquise antes de comprar!

We_Can_Do_It!5- O PODER DO FAÇA VOCÊ MESMO. Fazer algo com suas próprias mãos é a postura do futuro! Quando você se dispõe à colocar a mão na massa, a restaurar algo, a construir algo… isso influencia diretamente no consumo, que é o pai da degradação do planeta.  “Mas Erika, eu não tenho habilidade…” Então eu te respondo… Pra começar tem que… começar! Coragem! Sem preguiça e boa vontade qualquer pessoa consegue criar algo! Isso eu garanto!  A redução do consumo favorece o planeta e consequentemente seu bolso, além de deixar a casa linda, saudável e sustentável. Então mãos à obra!!!! E contem comigo!!!

Reciclar o Lixo não entra nesta lista, por que suponho que você esteja fazendo isso certo? E se não está, abafa o assunto, juro que não conto pra ninguém… mas você promete começar hoje a separar as latas de alumínio dos restos de comida? Aqui tem uma cartilha legal pra te atualizar e tô aqui se precisar de um incentivo moral tá? :)

A revista Decorar Mais por Menos pediu minha opinião sobre o que é uma Casa Sustentável.

Casa Sustentável por Erika Karpuk

(se quiser compartilhar o conteúdo deste post, você deve citar o meu nome como autora e lincar para http://www.erikakarpuk.com, muito obrigada.)
#dekorsustentavelO selo verde "Dekor Sustentável" identifica nosso conteúdo a tudo que for voltado à sustentabilidade, qualquer atitude ecologicamente correta, e consciência social e ecológica. Utilize a hashtag  #dekorsustentavel para mostrar que você também se identifica com nossa proposta e quer participar da transformação do nosso futuro!

Publicado por

Erika Karpuk

erikakarpuk.com

2 thoughts on “05 ITENS QUE FARÃO SUA CASA SER MAIS SUSTENTÁVEL

  1. quantas ideias , ,eu ja colaboro , pois adoto reciclar , renovo sempre algo q alguem ia jogar fora , obrigado pelas dikas

    Curtir

  2. É preciso que o consumismo exacerbado, a cultura do descarte sejam apontados como vilãos da sustentabilidade como vc o fez tão bem…e que promover a sustentabilidade é uma questão de atitude: uma vez iniciado esse processo não dá prá parar…

    Curtir

Ei! Não vá embora! Me conte o que achou!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s