Entrevista Erika Karpuk

ERIKA KARPUK EM ENTREVISTA PARA O CORREIO DA BAHIA

Fiquei super feliz com a entrevista que dei ao Jornalista Vitor Villapando do Correio da Bahia, e como sabem sou paulista… mas dessa vez fui arretada! :D

Entrevista Erika Karpuk

Sobre minha história de vida, super ok!
Sobre mão de obra no Brasil minha gente, eu falo por que me deparo todos os dias com pessoas de todo o país chorando, atrás de mão de obra responsável, comprometida, profissional e com preço justo. Infelizmente são poucos. Daí vocês já conhecem a velha frase né: Lei da oferta e procura… Pois é… Por isso mantenho minha opinião… se você não tem dinheiro e quer fazer uma reforma, ao invés de ficar esperando um milagre, tente achar no querido Youtube o que você precisa! Tem de tudo gente! Tudo mesmo! E ponha a mão na massa!!!

Sobre a Reserva Técnica, a famosa RT. É a tal da comissão que uma loja paga à um decorador/designer ou arquiteto, por levar seu cliente lá pra comprar. Existe essa prática há anos na área. E eu mesma, quando trabalhava no formato tradicional, recebia comissões por indicar uma loja ou outra. Sempre deixei claro para meus clientes que isso existia e que era uma pratica normal. Até que, graças ao bom Deus, aos meus anjos da guarda decoradores e ao despertar da minha consciência percebi que isso era imoral!!! Clientes pagam o produto, pagam os impostos abusivos do nosso país, e ainda pagam a comissão para seu profissional de design ou arquitetura…ah, o profissional já está recebendo os honorários lembram-se?
Daí vem aquela pergunta… como pessoas de bem vão confiar em nós, profissionais da decoração? Como os órgãos que se dizem lutar pelos direitos dos profissionais da área podem aceitar e incentivar essa prática de pagamento de propina. Ah… propina é uma palavra muito forte? Então…

Significado de Propina

s.f. Suborno; valor em dinheiro oferecido ou pago a alguém para que esta pessoa pratique atos ilegais; quantia em dinheiro oferecida em troca de favores.
Gorjeta; gratificação adicional paga a alguém pelos serviços prestados.

Achei no site da da CAU/BR a aprovação do Código de Ética para arquitetos e urbanistas, e ufa! Espero que os designers se espelhem nesse código para “evoluirmos como espécie” (ah… tem muito arquiteto que faz isso tb… não tô falando só dos designers não viu!) RT… é muito feio gente… muito! Se o profissional não cobrar a loja não vai pagar. Simples assim!

Então pronto! Já falei o que tinha que falar! :D E não tô brava não hahaha!!! Tô feliz porque eu posso ser quem eu sou! Obrigada Deus ♥

Amigos, se vocês concordam com minhas opiniões e acham que esse post pode ajudar a sociedade de alguma forma, por favor compartilhe! Através de um ato tão simples vocês ajudam a manter a vida do site! Obrigada Ek

Published by

Erika Karpuk

erikakarpuk.com

5 thoughts on “ERIKA KARPUK EM ENTREVISTA PARA O CORREIO DA BAHIA

  1. oi Ruby. querida, li, respondi em pensamento…hahaha e só estou escrevendo hoje…
    Realmente… o cliente acaba desconfiando da honestidade…tamanha é a corrupção no nosso país. Incluindo os profissionais da área. Tenho amigos que não aceitam essa verdade… por que absorvem a RT como seu ganha pão… cobrar projeto corretamente é muito difícil… mas temos que aprender… só assim haverá a libertação da Reserva Técnica das vidas dos designers e arquitetos. Escrevi isso no Face…”A pratica da RT deve ser abolida! Não acho que os designers devem reverter em desconto para seu cliente. Na verdade esse valor embutido nem deve existir! Por que tudo isso é gordura que o lojista e fabricante coloca em cima do valor final! Quando a loja vem com a pergunta sobre RT, a gente tem que fazer aquela cara de ” fumando do lado do bebê” sabe? Tipo… a atitude mais nojenta do mundo. Assim, lojitas tb ficarão com vergonha de oferecer, e eles farão essa cara de nojo para o profissionais que solicitarem isso. Tudo o que o consumidor quer é negociar em cima do preço limpo e justo! E não em cima de 1000% de gordura no custo final! Senão não adianta nada…consumidor vai continuar se fu…”
    rola uma prosa boa esse assunto heim…rs
    bjão

    Curtir

Ei! Não vá embora! Me conte o que achou!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s