plantar batatas no ap por erika karpuk

PLANTAR BATATAS NO AP #VIVERSUSTENTÁVEL

Quando iniciei minha busca para entender como as coisas funcionam e tentar reduzir o impacto ambiental que causo pelo simples fato de ter nascido um dia, me deparei não só com o problema do descarte excessivo e incorreto do lixo, como também percebi que o meu consumo deveria reduzir. Quando você desperta para alguns assuntos, outros vem na sequencia naturalmente. Foi assim que a ideia de plantar algumas coisas no apartamento surgiram.

Quando eu era criança, a gente tinha hortinha em casa. Mas vivendo numa cidade cosmopolita e tecnológica, me transformei na pessoa mais urbana que conheço. Amo esse caos, amo a correria, o trânsito, as pessoas. Sou muito urbanóide! Sempre gostei de plantas em casa, mas nada específico. Ervas nunca foram meu forte. Até que um dia plantei um pé de alecrim e esse querido viveu ao meu lado como um bonsai durante 8 anos. Ele me fez capaz, ou pelo menos me senti assim!

Mudei de apartamento e como minha cozinha é bem grande, decidi que me empenharia em cultivar ervas para tempero. Fiz minha hortinha de temperos com manjericão, tomilho, sálvia e alecrim. Fiz até um vídeo sobre isso!

horta no apartamento por erika karpuk
horta no apartamento por erika karpuk

Tudo estava indo muito bem, e eis que surge uma imagem no Facebook com replantio de raízes, que mudaria todo o rumo da minha humilde hortinha de ervas e da minha vida também!

Comecei a colocar na água as raízes e talos de cebolinha, de alho poró, erva doce, salsão e alface. E ao ver aquelas plantinhas crescerem de um dia pro outro, percebi quanto alimento já tinha ido pro lixo, e mais ainda… como a vida era poderosa naquelas pequenas raízes, que brotavam da manhã pra noite e em duas semanas já era possível consumi-las novamente (no caso da cebolinha e alho poró).

replantio de raiz de cebolinha por erika karpuk
replantio de raiz de cebolinha por erika karpuk
alho poró e erva doce por erika karpuk
alho poró e erva doce por erika karpuk
berçario de horta no apartamento da erika karpuk
berçario de horta no apartamento da erika karpuk

Isso me animou e comecei a me arriscar! A cebola roxa brotou e foi pra terra! Sua cebolinha nos presenteou com um sabor inigualável no jantar Thai que eu mesma preparei no reveillon. A cebola branca também cresceu! A coroa do abacaxi, a semente do avocato e o tomate cereja também começaram a brotar! Na água, na terra ou naturalmente! Parece que as hortaliças e vegetais começaram a gritar pra mim: Oi! Estamos aqui! Temos muita energia ainda pra crescer e lhe dar alimento! Não nos jogue fora!

morango e jaboticabeira no ap por erika karpuk
morango e jaboticabeira no ap por erika karpuk
flor da cebola roxa em horta no ap por erika karpuk
flor da cebola roxa em horta no ap por erika karpuk

E foi o que fiz! Comecei a observar e respeitar essas plantinhas. E o melhor, estou perdendo o medo de mexer com a terra e as raízes. Não sei em qual momento da minha vida esqueci que os alimentos provém da natureza, e não do supermercado. Não sei em qual momento da minha vida achei que esses alimentos eram descartáveis, e jogá-los no lixo nunca havia pesado na consciência. Não sei em qual momento esqueci que uma semente tão pequena como a de um tomatinho cereja pudesse brotar bem na minha frente, dentro de um apartamento, numa cidade cosmopolita.

Comecei a falar sobre #viversustentável, #hortanoap #hortanavaranda, #reduçãodeconsumo e percebi que muita gente está nesse momento também, por isso decidi introduzir esse assunto nos meus canais de comunicação com vocês meus amigos, para trocarmos ideias e unirmos forças para melhorar a nossa qualidade de vida no presente e no futuro. Porque vivemos na cidade mas merecemos uma vida mais saudável aqui.

berçario de horta no apartamento da erika karpuk
berçario de horta no apartamento da erika karpuk

Esse vídeo é o primeiro de muitos que espero fazer a respeito desse processo particular meu, mas imagino que será útil para outras pessoas que estão nesse momento do “despertar”. Espero que gostem. Feito com carinho ♥

Published by

Erika Karpuk

erikakarpuk.com

3 thoughts on “PLANTAR BATATAS NO AP #VIVERSUSTENTÁVEL

Ei! Não vá embora! Me conte o que achou!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s