Que o meu direcionamento profissional está mudando vocês já sabem (se não, LEIA AQUI), mas o que não comentei nada ainda é sobre a minha dedicação nas redes sociais.

Estou no universo virtual desde 2012, o ano em que criei o Dekor Projeto de Decoração Acessível. Já comentei também como foi o processo da transição do Projeto tradicional para o Online, e posso afirmar, não foi fácil(LEIA AQUI). Quebrar pré-conceitos e sair da zona de conforto = escritório X casa de cliente X loja foi o primeiro e maior desafio pra mim. O segundo foi a exposição.

A EXPOSIÇÃO NO MUNDO VIRTUAL

Entrar no mundo virtual para expor suas ideias e seu trabalho é um tanto desafiador. Ninguém agrada todo mundo né? E quando você se expõe, as criticas podem ser boas ou ruins. E isso não depende apenas da qualidade do seu trabalho, por que quando estamos no mundo virtual, estamos ligados à todos… no mundo!! Então, muitas vezes as pessoas querem ver um tipo de conteúdo diferente do que você tem a mostrar. Além do que, lidamos com diferentes perfis de usuários em cada rede social. E cada rede tem a sua forma de filtrar o conteúdo que será visualizado na sua timeline. Para entender mesmo como funcionam as redes sociais é necessário estudar individualmente cada uma delas. Tenho feito isso com mais afinco nesses últimos meses, e aprendo todos os dias.

A exposição é aterrorizante no inicio (pelo menos pra mim foi), mas quando percebe-se que entre os bilhões de usuários, alguns realmente querem saber o que você tem a dizer e mostrar, é o momento da “brincadeira” começar!

E aí você percebe o quanto é legal e inspirador se conectar com tanta gente, trocar experiências com pessoas do outro lado do mundo e um inspirar o outro. Também toca o sininho sobre a qualidade de conteúdo que divulgará, transformando você no responsável pelas consequências (lembrem-se: todo ato tem um retorno).

O momento em que comecei a receber o feedback dos leitores foi muito especial e acreditem, sempre me emociono quando recebo uma foto ou comentário onde sei que de alguma forma pude ajudar.

REDES SOCIAIS EM 2016

Me inspirei a fazer esse post por que esse é um momento muito feliz pra mim. Tenho me dedicado muito desde o inicio de 2016, trabalhando intensamente, todos os dias, por 15, 18 hrs. Meu dia é muito intenso, porque tenho as crianças que são pequenas e precisam de bastante atenção.

Mas todo esse esforço nesse primeiro trimestre do ano resultou num crescimento equivalente aos 12 meses de 2015!!! E isso é maravilhoso!!!

Em 2015 eu estava indecisa sobre o caminho a seguir, então todo o trabalho foi feito sem um estimulo emocional. Lógico que eu amo muito meu trabalho em todas as suas fases, todas as suas vertentes, mas eu precisava de um objetivo maior!

Diferente do que foi em 2012, dessa vez, dar nome ao meu trabalho, fortificar os meus conceitos no design sustentável e novamente me expor fazendo o que acredito ser o melhor para o coletivo, para o meio ambiente e para o futuro foi muito LIBERTADOR!

E até para justificar o nome desse post, quero mostrar aos que estão começando na carreira que tudo é possível. Que ninguém além de você pode escolher o seu caminho. Não desista! Faça acontecer! Os “famosos” tem brilho próprio e acontecem naturalmente e isso nem é garantia de felicidade muito menos de ganhar a vida fazendo o que se ama. Além do que, você pode ser um cara com brilho próprio e nunca ser descoberto. Então amig@s, a palavra da vez é TRABALHO! Ralação! Abrir mão de algumas coisas para focar no trabalho e ir atrás dos seus sonhos. A colheita vem, acreditem!

Hoje completo 30mil inscritos no Youtube, 8mil no Instagram e 45mil no Facebook (mais o blog, snap e twitter). Pra mim é como um aniversário gente. Um trabalho autoral, que faço absolutamente sozinha, onde me dedico completamente e que faço com tanto amor. Os números não são tudo (e certamente existem outros profissionais com números bem maiores que os meus), mas pra mim eles são extremamente importantes, porque mostram o grau de credibilidade e respeito que todos vocês tem pelo meu trabalho. E isso não tem preço. É uma satisfação imensa e uma alegria que transborda. Precisava compartilhar com vocês, porque vocês são o motivo disso tudo!

Eu só posso agradecer a Deus, à minha família e obviamente à vocês, leitores e amigos virtuais, que tanto me dão força e incentivam nessa jornada.

OBRIGADA ♥

PS. Durante todos esses anos, o público que me acompanha sempre foi em sua maioria feminino. Em fevereiro isso mudou! Pela primeira vez no Youtube, os homens se envolveram mais do que as mulheres!! E isso é motivo de muito orgulho pra mim, a dualidade sempre fez parte da minha vida, e nunca quis falar apenas com um grupo especifico de pessoas. Então esse é realmente um marco na minha carreira. Afinal, somos 90 mil pessoas interessadas em qualidade de vida e um futuro sustentável no planeta, onde não importa a classe social, o time de futebol, nem o sexo! Somos seres humanos minha gente!!! Muito obrigada homens do meu Brasil, sejam muito bem vindos!

Sobre o autor Erika Karpuk

erikakarpuk.com

13 comentários

  1. Olá Erika. Fantástico seu site. Desde já receba toda a minha admiração. Também sou amante da natureza e estou iniciando nestes trabalhos de “faça você mesmo”. Gosto muito de visitar o Pinterest e foi lá que vi uma postagem sua e linkei na sua página. Parabéns pela sua preocupação com o meio ambiente, sou praticante de Mountain Bike e participo de um grupo chamado Eco Bikers, na região do Cariri Cearense, uma de nossas atividades é recolher lixo da Floresta Nacional do Araripe, onde fazemos nossos passeios e onde pessoas sem a inteligência ambiental suficiente acabam deixando seus “rastros”. Garrafas PET são as campeãs dos achados na floresta. Como você também não tomo refrigerantes, mas paradoxalmente, trabalho numa fábrica do mesmo. De qualquer forma, parabéns e desde agora estarei acompanhando suas publicações.

    Curtir

  2. Erika que você apenas prossiga sendo como você é, porque o que você faz é fantástico! Siga em frente sendo feliz e nos fazendo felizes. Estaremos sempre te seguindo!!!! Beijos!

    Curtir

  3. Mas que você nunca deixe o frio na espinha ser mais forte que o seu desejo de nos inspirar. Tem muita gente fazendo coisas parecidas, mas quando você encontra tudo numa pessoa que ainda pensa no meio ambiente, que se preocupa com os excessos de consumo e que ainda divide este conhecimento é bom demais!!!!
    E essa pessoa em cada vídeo que a gente assiste, está sempre de bom humor, que responde aos nossos recadinhos e que trata a gente com um carinho assim tão grande!
    Tem coragem de ensinar a fazer gastando pouco, tem dicas que ninguém dividiria, que compartilha as conquistas com que as executou, (adorei o vídeo da cozinha e a participação do pedreiro)..
    Isso é valorizar quem cria calos nas mãos e divulgar o trabalho não só seu como de seus parceiros.
    Eu te acho o máximo… Ah quero saber como vc consegue fazer tantas coisas ao mesmo tempo, com dois filhotes? Conta pra gente depois! bju!!!

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s