lampada moser

LUZ NA GARRAFA – LÂMPADA DE MOSER

Alfredo Moser é um mecânico da cidade mineira de Uberaba, 475 km distante da capital, Belo Horizonte. Em 2002 ele desenvolveu uma lâmpada com garrafa PET, água e um pouco de cloro, e que funciona através da refração da luz solar, atingindo a intensidade de 45 à 60 watts, além de não emitir CO².

lâmpada moser

É através da refração, que a luz natural externa ilumina o ambiente interno e sua ideia sensacional já fez 1 milhão de casas se iluminarem em mais de 15 países.

Nas Filipinas, onde um quarto da população vive abaixo da linha da pobreza ( segundo a ONU: com menos de US$ 1/dia) e a eletricidade é muito cara, e a ideia deu tão certo que as lâmpadas Moser foram instaladas em mais de 140 mil casas. Na Índia, Bangladesh, Tanzânia, Argentina, Fiji e em comunidades que vivem em ilhas remotas também já usam o sistema. Também passaram a ser utilizadas em culturas hidropônicas, favorecendo o crescimento das plantas.

lâmpada moser

Os materiais necessários para fazer a lâmpada são simples:

  1. Uma garrafa PET transparente (branca) de 1 litro ou mais;
  2. Água;
  3. Água sanitária ou cloro;
  4. Massa para vedar (massa plástica ou resina de poliéster)

Para instalar a lâmpada no telhado, é necessário uma furadeira ou serra para cortar os furos nas telhas onde serão encaixadas as garrafas. E o passo a passo para a instalação é muito simples:

lâmpada moser
Imagem retirada do site http://revistaguiafundamental.uol.com.br

Além de todos os pontos positivos dessa ideia, ainda existe a reutilização da garrafa PET!  Não sei se lembram, mas já comentei, que no Brasil, por conta das Olimpíadas 2016, a previsão para a produção de PET é de 840 MIL TONELADAS, porém apenas 50% é reciclado. Então fazendo uma continha básica, serão 420 MIL TONELADAS descartadas na natureza. Ah, esse não é um número inventado não… Quem diz é a ABIPET, Associação Brasileira da Industria do PET, e você pode comprovar AQUI.

Então, na minha opinião, a Lâmpada Moser é a ideia mais criativa e sustentável do século!

lâmpada moser

Penso que a tecnologia deve ser usada à favor do bem estar do ser humano, mas além disso e mais importante, deve ser utilizada para desenvolver formas de reduzir o impacto ambiental causado por nós mesmos, justamente para suprir nossas “necessidades”.
Porém, conhecer a história do Alfredo Moser, nos inspira à pensar de forma criativa, utilizando (e respeitando) a natureza como recurso para projetos inovadores, sem agredi-la obviamente, é uma amostra de que poderemos ter um futuro sustentável, feliz e saudável. Enfim… poderemos ter um futuro.
Finalizo o post com essa imagem linda, com o sorriso de uma Filipina em seu humilde lar e sua lâmpada Moser. #pararefletir #paradarvalor  ♥
alfredo-moser-filipinas-campanha-lampada-

Mais sobre o assunto:

http://www.sermelhor.com.br/

http://www.arquiteturasustentavel.org

:)

Published by

Erika Karpuk

erikakarpuk.com

Ei! Não vá embora! Me conte o que achou!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s