COMPOSTEIRA DOMÉSTICA

Com a série de vídeos que fiz sobre horta no apê – veja aqui – ganhei um presente mais que incrível do Morada da Floresta, que além de ser uma loja virtual muito bacana, é um conceito, um estilo de vida para aqueles que, assim como eu, desejam do fundo do coração viver sustentável mesmo na cidade. Confira o vídeo do dia que ganhei e montei minha bonitinha no apê. <3

Passei um dia com o Leopoldo e o Jun, fui super bem recebida e muito bem assessorada – com muita paciência para todas as minhas perguntas rs – e não só aprendi mais sobre a compostagem como também todos os outros serviços/produtos que eles oferecem.

morada-da-floresta
Imagens – vídeo “Horta no Ap – Composteira e Morada da Floresta”

O que acontece é que muitas vezes não percebemos a quantidade imensa de resíduos orgânicos que vão parar em aterros sanitários e lixões todos os dias, em cada refeição que fazemos, quando não são separados corretamente. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), 52% de todo o resíduo produzido no Brasil é de material orgânico. Ou seja, mais da metade dos resíduos do país não recebe nenhum tipo de tratamento e são misturados com tudo quanto é tipo de lixo, emitindo muito mais gás metano na atmosfera. Isso tem que parar!!

Todo esse impacto pode ser diminuído com o uso da compostagem, que nada mais é do que a reciclagem de materiais orgânicos na sua própria casa. Sabe aquele processo de separar o material reciclável – ou “lixo seco” – para coleta seletiva? Então, mesma coisa!! Só que nesse caso você diminui emissão de gás para a atmosfera – reduzindo a contribuição para o efeito estufa – e de ainda produz seu próprio adubo orgânico! Me fala, tem como ficar melhor?

ciclo-compostagem_blog
Imagem – “Manual da Compostagem com Minhocas” – Morada da Floresta

A Composteira Doméstica (ou Minhocário Doméstico, também conhecida como vermicompostagem) da Morada da Floresta é um sistema de reciclagem dos resíduos orgânicos em caixas modulares onde minhocas e microorganismos transformam restos de alimentos em adubos de excelente qualidade. É um sistema prático, compacto, higiênico e de fácil manuseio que não produz cheiro e não atrai insetos nem animais indesejados.

Então vamos lá, funciona uma composteira? A que ganhei da Morada da Floresta é composta por:

  • 3 caixas de plástico (2 digestoras e 1 coletora de líquido)
  • 1 tampa
  • 1 torneira (fixada na caixa coletora)
  • 1 pacote de minhocas e substrato (caixa de cima)
  • 1 pacote de composto sólido e serragem (caixa do meio)
  • 1 ancinho (ferramenta para jardinagem)
  • 240ml de extrato de neem (repelente natural)

kit-composteira

Fora esses itens é importante providenciar o seguinte:

  • suporte – para colocar embaixo da composteira para que a torneira fique acessível no momento da retirada do composto líquido. Esse suporte pode ser blocos de concreto, tijolos, caixa de feira, madeira, móvel, etc..
  • matéria vegetal seca* – para misturar e cobrir os resíduos de cozinha que serão depositados na composteira. Encontre uma fonte natural (jardim, praça, parque, etc) próxima da sua casa ou procure uma marcenaria ou madeireira no seu bairro e peça para eles separarem serragem grossa sem verniz para você.
  • recipiente – para armazenar a matéria vegetal seca.
  • baldinho – para colocar na pia da cozinha e nele você colocará os resíduos orgânicos que serão depositados na composteira
materia-vegetal-seca_blog
Imagem – “Manual da Compostagem com Minhocas” – Morada da Floresta

E como que eu instalo minha composteira em casa? Aqui em casa contei com a ajuda da dupla imbatível Olivia e Lorenzo e eles amaram!! O processo de montagem é o seguinte: primeiro de tudo escolha um lugar arejado, protegido do sol e da chuva para monta-lá e então siga os passos abaixo.

montagem-composteira_blog
Imagem – “Manual da Compostagem com Minhocas” – Morada da Floresta
  1. Coloque o suporte no local escolhido.
  2. Instale a torneira para o lado de fora, cuidando para colocar um anel de vedação pelo lado de fora e outro pelo lado de dentro. Atenção para deixar a torneira na posição fechada (para trás).
  3. Coloque a caixa coletora (com a torneira) em cima do suporte. Para facilitar a retirada do composto líquido pela torneira, coloque um pequeno calço embaixo da caixa na extremidade oposta à torneira. Nessa mesma extremidade, pela parte de dentro, sugerimos colocar um tijolo encostado na parede interna da caixa. Esse tijolo ajudará as minhocas que caírem nessa caixa a saírem do líquido e retornarem para a caixa do meio.
  4. Encaixe a primeira caixa digestora em cima da caixa coletora.
  5. Espalhe o conteúdo do pacote de composto, húmus e serragem para forrar o fundo dessa caixa digestora (caixa do meio).
  6. Encaixe a segunda caixa digestora em cima da primeira.
  7. Espalhe o conteúdo do pacote de minhocas e substrato para forrar o fundo dessa caixa digestora (caixa de cima).
  8. Coloque a tampa nessa caixa.

As minhocas ficam onde é melhor para elas, então não se preocupem se elas vão cair pelos furos ou como fazer quando encher a primeira caixa. A bicha é muito esperta!! Elas vão atras do alimento, ou sejam, caso caiam, sobem para a caixa de cima sozinhas.

o-que-colocar_blog
Imagem – “Manual da Compostagem com Minhocas” – Morada da Floresta

Dicas da Erika:

  • A espécie de minhoca indicada para compostagem domestica é a Californiana.
  • Antes de escolher o tamanho de sua composteira, observe a quantidade de resíduo orgânico que é produzida na sua casa.

Para baixar o manual completo clique aqui!

Ah! E não precisa praticar a compostagem só com composteira comprada, viu gente?! Dá pra fazer ai em casa, nesse post do Ciclo Vivo tem o passo a passo para fazer sua composteira com baldes de plástico, ou separa um pedaço do jardim para começar a sua.

E então, o que acharam do post? Já tinham ouvido falar do conceito de compostagem? Quem tiver composteira em casa compartilha com a gente nos comentários!

One thought on “COMPOSTEIRA DOMÉSTICA

Ei! Não vá embora! Me conte o que achou!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s