MANUTENÇÃO DE CAIXA D’ÁGUA E RALOS DO QUINTAL

Após 30 anos morando em apartamento, me mudei para uma casa… antiga…

E apesar de trabalhar com design de interiores há 20 anos, morar numa casa tem várias particularidades. Por que ela depende de você! Se você não cuidar, ninguém cuidará! A torneira pingando, a calha entupida, a lâmpada que não acende, a campainha que não toca, a telha que quebrou, e milhares de outros itens, que confesso… dá trabalho sim! A diferença (e comodidade) de morar num apartamento é o famoso zelador ou sindico que resolve muitos dos problemas que citei acima. Morando num ap eu nem sabia o dia do lixeiro!

Nesses últimos dias tive uma quase inundação aqui em casa, porque o ralo do quintal estava entupido. E foi muito desesperador ter que fazer a manutenção sem nem saber a quem recorrer. Me indicaram um “marido de aluguel” que trouxe uma máquina desentupidora. Ela tem um cabo de aço em espiral e vibra dentro dos canos desentupindo tudo. Saiu pedaço de osso e brinquedo do Rufos (meu cão), pedaço de tapete, muitas folhas, etc etc etc… (medooo) Consegui resolver, mas fiquei alerta com outros tipos de manutenção que a casa precisa ter para não ruir ;) Uma delas é a limpeza da caixa d´água! Fui pesquisar e descobri que precisa ser feita a cada 6 meses! Já moro aqui há quase um ano, e fiz a limpeza quando me mudei. Ou seja, já passou o tempo!

Então esse post é pra te contar algumas coisas que descobri sobre a caixa d’água e manter a qualidade da sua água sempre impecável para seu consumo e de sua família!

PROGRAME-SE

Reserve um fim de semana ou feriadão para fazer todos os procedimentos com calma.

PASSO A PASSO PARA A LIMPEZA

1. Feche o registro de entrada de água um dia antes, assim você pode utilizar toda a água sem desperdiça-la. Fique atenta antes que a caixa esvazie totalmente, feche o ralo e deixe um palmo de água no fundo. Para impedir que a sujeira do fundo escoe pela saída de água.

2.  Utilize um pano úmido para lavar o interior da caixa. Se ela for de fibrocimento,  utilize uma escova de fibra vegetal ou de cerdas de plástico macias. Não use escova de aço, vassoura, sabão, detergente ou outros produtos químicos.

3. Depois da limpeza, tire a água suja e a sujeira com uma pá. Limpe a caixa com um pouco de água e pano limpo. Quando a superfície estiver seca, deixe entrar um palmo de água novamente, e adicione água sanitária. A quantidade é 2 litros de água sanitária para 1 palmo de água numa caixa d’água de 1000 litros.

4. Essa solução desinfetante deve repousar por 2 horas. Nas bordas e laterais use uma brocha ou caneca jogando essa solução também. E verifique de vez em quando para não deixar secar.

5. Passadas as 2 horas então é hora de escoar a solução desinfetante, destampando o ralo. Essa solução servirá também para limpar as tubulações, então dê descarga e abra todas as torneiras.

6. Deixe a caixa encher, e aproveite essa “primeira  água” para lavar o quintal, banheiro e pisos ok. Assim ninguém corre o risco de ingerir água imprópria ok.

Eu fiz uma breve pesquisa com meus vizinhos… e gente! Pessoal tá 3, 6 anos sem lavar a caixa d’água! Não pode!!! É muito importante se atentar às manutenções básicas nas nossas casas, principalmente aquelas que são essenciais para manter a nossa saúde!

Encontrei no site da Sabesp um manual ilustrado, e inclusive foi a partir dele que tirei muitas informações.

Gostou das informações? Então deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos e familiares! Sempre ajuda alguém né? :)

 

Esse post é oferecido pela FAZ FORTE, especialista na fabricação de reservatórios, caixas d’água e tanques metálicos, de 2mil à 200mil litros!! CLIQUE AQUI e conheça todos os produtos!

Publicado por

Erika Karpuk

erikakarpuk.com

3 thoughts on “MANUTENÇÃO DE CAIXA D’ÁGUA E RALOS DO QUINTAL

Ei! Não vá embora! Me conte o que achou!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s