Em 2015, a internet já era responsável por 2% de todas as emissões de CO2 da humanidade.. isso mesmo, a internet nossa que eu, você, todo mundo usa o dia inteiro.. segundo um estudo da GeSI (Iniciativa Global de Sustentabilidade Eletrônica, associação que reúne as 40 maiores empresas de internet) é a mesma quantidade de CO2 emitida por todo o tráfego aéreo mundial – e, com essa loucura de crescimento da internet, só tende a piorar. Foi com essa informação muito triste que acabei pesquisando e descobrindo um prédio secreto do Google que tem tudo a ver com o assunto, vou contar tudo pra vocês:

Dentro desse prédio estão todos os dados de bilhões de pessoas e também os computadores que fazem toda a internet ser o que é hoje. A SuperInteressante foi até lá para saber mais sobre os segredos que escondem essa estrutura tão gigantesca.

Empresas de tecnologia, como o Google, são facilmente associadas a região do Vale do Silício: um lugar bem quente e bem tranquilo na Califórnia, onde todos andam de bicicleta e só come orgânicos. Só que aqui, no prédio de datacenter do Google, não é bem assim.. o complexo fica perto de Pryor Creek, vilarejo de 10mil habitantes no estado de Oklahoma, e pra chegar lá é preciso pegar um vôo até Tulsa, cidade de 400mil habitantes que até 1970 se autoproclamava “capital mundial do petróleo”.. o óleo secou, a cidade sofreu forte recessão e hoje é uma cidade praticamente deserta e bastante perigosa. Mas é de lá, Tusla, que sai o ônibus do Google levando os visitantes do datacenter – visitar o datacenter é um privilégio concedido a pouquíssimos funcionários da empresa e jornalistas convidados.

Toda a região é desértica e venta bastante, a ponto de serem distribuídos planfletos com informações de segurança e também sobre os 20 minibunkers (ou abrigos antitempestade) que tem espalhados pelo complexo. Você pode pensar que o vento pode ser uma ameaça, mas pelo contrário.. o datacenter de Pryor Creek (o maior dos 13 que o Google tem espalhados pelo mundo) foi construído aqui, justamente, por causa dele.

Segundo o Global Wind Atlas, estudo do governo dinamarquês que mapeia os ventos do mundo todo, Oklahoma é o Estado onde mais venta nos Estados Unidos, e a partir de 2017 toda a energia que a empresa consome, no mundo, será de fontes renováveis, sendo 80% de energia eólica e 20% solar. Me fala se isso não é simplesmente incrível?! E isso fará do Google o maior consumidor de energia limpa do planeta!! E isso terá uma consequência ambiental – positiva – muito grande. Agora imaginem se todas as empresas resolvem fazer o mesmo? Que sonho!!

Além disso, o Google ainda coleta todo o esgoto de Pryor Creek e cidades vizinhas, trata e usa para refrigerar seus computadores, o que é algo bem necessário em qualquer datacenter e por isso, ainda, eles consomem 50% menos energia que seus concorrentes.

Você não fica sabendo, mas a verdade é que, as gigantes da tecnologia travam uma verdadeira batalha armamentista para criar datacenters cada vez mais e mais potentes, para ver quem é que no fim, dominará a internet. Antes do Google, as pesquisas eram extremamente limitadas, antes do Gmail, os serviços de email tinham pouquíssimo espaço para mensagens, antes do YouTube, era quase impossível hospedar vídeos online. O Google se tornou o que é porque criou datacenters incríveis, poderosos, numa escala jamais vista e agora, sustentáveis.

Eai, me conta o que achou desse post? Gostou de saber que o Google trabalha também por um mundo melhor?

Fonte: SuperInteressante: https://super.abril.com.br/tecnologia/o-predio-secreto-do-google/

Me acompanhe e não perca nenhuma novidade <3
EkTuBe: https://www.youtube.com/erikakarpuk
Facebook: https://www.facebook.com/ErikaKarpuk
Grupo no Facebook: #casadaErika
Instagram: https://www.instagram.com/erikakarpuk/
Twitter: https://twitter.com/erikakarpuk

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s