CONACADE 2014


CONGRESSO VIRTUAL NACIONAL
CASA E DECORAÇÃO
NOV.2014

Conacade_Erika KarpukO Conacade aconteceu entre 17 e 23 de novembro de 2014, e reuniu designers, blogueiros, arquitetos e experts no assunto. Um evento gratuito e virtual, onde participaram interessados de todo o Brasil.

O tema escolhido foi Como Fazer uma Obra Limpa e Econômica, e tivemos uma das maiores audiências do evento, com mais de 4MIL acessos simultâneos.

Para a elaboração da palestra foram feitas muitas pesquisas relacionadas ao setor e conversamos com Elcio Careli, economista e mestre em Tecnologia Ambiental, além de diretor da empresa Obra Limpa, especializada em consultorias no gerenciamento de resíduos.

A primeira surpresa foi, que todo o plano de gerenciamento de resíduos, é especifico para a construção civil. E não existe nenhum dado relacionado à área de interiores. No entanto, são gerados uma média de 21mil TON/DIA em São Paulo, e 70% desse número é referente à construção informal.

A Construção Informal é aquela gerada por pequenas reformas, geralmente sem alvará, onde são retirados revestimentos de piso e parede, troca de pedras de bancada de pia, pintura, troca de gesso… entende-se então como pequenas e médias reformas. Sendo mais especifica então… a área de Interiores!

Se cada um fizer a sua parte, juntos poderemos reduzir esses números alarmantes, fazer uma obra limpa, morar numa casa mais sustentável e principalmente, poupar o nosso precioso planeta.

E com esse conteúdo, nossa intenção foi expor a fragilidade da situação crítica que nos encontramos, explicar como deve ser feita a separação e destinação do entulho corretamente, além de dar opções para o reuso de materiais que iriam para o lixo, gerando um sistema circular de uso, reuso e reciclagem e redução na geração de resíduos dentro da própria obra.

SAIBA MAIS SOBRE OBRA LIMPA