GERENCIAMENTO DA OBRA LIMPA DEKOR®


Caçamba verde- obra limpa

GERENCIAMENTO OBRA LIMPA DEKOR®

Gerenciar e administrar a Obra Limpa Dekor é muito simples, já que consideramos que todas as etapas anteriores foram cumpridas. E é aqui que a reforma se inicia.

Como preparar sua OBRA LIMPA DEKOR

  • Separe uma área dentro da sua obra que receberá os resíduos. Se a área for aberta, esteja atento para que alguns materiais não entrem em contato com umidade e água. É o caso do gesso e da madeira.
  • Para pequenas reformas, utilize baldes ou sacos com os nomes. Você pode imprimir as etiquetas abaixo em folha A4. Clique na imagem para aumentar e copie no tamanho real.

CLASSEA

CLASSE.BCLASSE.B_TECIDOCLASSE.BgessoCLASSECLASSE.D

    • Converse com o empreiteiro e seus ajudantes, solicitando a separação correta do resíduo.
    • Verifique se a empresa de caçamba é licenciada. Solicite uma via do registro do Controle de Transporte de Resíduo -CTR, documento comprobatório de que o entulho foi entregue em área licenciada para a destinação adequada dos resíduos da construção.
      OU
    • Leve os Resíduos já separados para as unidades de recebimento do seu município. Entre no site da Prefeitura da sua cidade e verifique a localização dos postos de coleta. Se não existir, exija! É um direito do cidadão. É uma obrigação do município estipulado pela Lei 12.305/10. 

PONTOS DE COLETA DE RESÍDUOS DE GESSO

CENTROS DE COLETA DE RCCs NOS MUNICÍPIOS

  • Lembrando que a Resolução 307 do CONAMA definiu que o entulho gerado numa construção ou reforma deve ser separado corretamente, para que seja destinado à reciclagem e uso ou comercialização.

Em 2010 criou-se a Lei 12.305/10, denominada Política Nacional de Resíduos Sólidos. Essa Lei criou a obrigatoriedade de todos os municípios brasileiros desenvolverem seus centros de recolhimento de resíduos. A Lei estipulou que até 2014,  todos os municípios do Brasil, deveriam implementar formas de destinar seus Resíduos Sólidos e Rejeitos corretamente. O prazo foi vencido, e pouco se fez para mudanças efetivas.  Leia um trecho do Panorama 2014, elaborado pela ABRELPE (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais)

"Conforme colocação inserida no texto de apresentação deste documento, os dados trazidos pelo Panorama 2014 revelam a situação da gestão de resíduos sólidos no Brasil no momento que marcou o encerramento do prazo de quatro anos previsto pela PNRS – Lei Federal n. 12.305/2010 – para implementação da destinação adequada dos resíduos sólidos e rejeitos em todo o país. Apesar dos esforços empreendidos e dos avanços registrados, principalmente a partir de 2010, os índices registrados ao final de 2014 mostram que a situação está bastante distante do quanto foi discutido e buscado pela sociedade durante os mais de 20 anos de tramitação do projeto de lei sobre a política nacional de resíduos sólidos e do quanto aprovado unanimemente pelos legisladores federais. Ao se comparar os dados publicados nas edições do Panorama, de 2010 a 2014, nota-se que a evolução na gestão de resíduos sólidos no país tem sido bastante lenta, apresentando até mesmo uma estagnação em vários pontos, o que impede a plena aplicação da Lei que instituiu a PNRS."

A OBRA LIMPA DEKOR não divulgará aqui os detalhes políticos que impedem que a lei cumprida,  invalidando os esforços de muitos profissionais para que a coleta e reciclagem de RCCs seja bem sucedida. Em nossa pesquisa, nos deparamos com erros em todo o processo, que vai da falta de investimento e estimulo econômico para o setor à conscientização da população.

Porém nosso objetivo é mostrar como você pode e deve ajudar. A partir do momento que decide reformar a sua casa, o seu banheiro, a sua cozinha, tenha certeza que será gerado entulho. E mesmo que seja pouco, lembre-se que são esses “poucos” se transformam em 122MIL TONELADAS AO DIA de entulho no país.

Você pode baixar o relatório feito pela ABRECON sobre as recicladoras do país.

OS MUNICÍPIOS E ADMINISTRAÇÕES TEM A OBRIGAÇÃO DE DESTINAR CORRETAMENTE O SEU LIXO.

MAS O LIXO QUE VOCÊ GERA É RESPONSABILIDADE SUA!