PLANEJAMENTO DA OBRA LIMPA DEKOR®


Caçamba azul - obra limpa

Após conhecer o CONCEITO  da Obra Limpa e quais os tipos de resíduos gerados e ANALISAR o ambiente que deseja reformar, chegou a hora de PLANEJAR A SUA REFORMA.

O PLANEJAMENTO consiste em analisar cada item da sua PLANILHA DE ANÁLISE, pensando em “como” alterar os itens necessários e “como” reaproveitar o que for possível.

USANDO A “COZINHA DE CONCRETO” COMO EXEMPLO:

“Os azulejos que revestem todas as paredes devem ser trocados”

Existem algumas opções para que a função estética seja atingida. E a retirada desse material da parede é a última alternativa dentro do Conceito da Obra Limpa, visando o menor impacto ambiental possível, e reduzindo assim a geração do Resíduo. Mas como fazer?

Pense:

planejamento obra limpa na decoração - azulejos

É no planejamento que a criatividade do designer ou quem está reformando pode e deve ajudar no processo, para identificar novas formas de atingir o resultado esperado, minimizar o consumo e reduzir a quantidade de resíduos gerados. design_estudiodekorNo caso dos azulejos é possível cobri-los com massa ou aplicar um novo revestimento sobre o antigo. Manter-los nas paredes evita a geração de entulho, a contratação de caçamba e a mão de obra  para arrancá-los. Estamos falando apenas no impacto ambiental, mas considerando os custos de todo o processo, há uma redução de investimento bem significativa.

O mesmo acontece com os tacos antigos, feitos de madeiras nobres, que não se comercializam mais, e são arrancados às toneladas todos os dias e encontrados nas caçambas misturados com todo tipo de resíduo.

planejamento obra limpa na decoração - tacos

O que realmente importa nessa etapa do Planejamento é ser criativo e curioso. Optar pelos processos tradicionais pode não ser a melhor opção. Entendemos como “processo tradicional” tudo o que de certa forma se mantém preso à antigas convicções e métodos antiquados do ponto de vista tecnológico e sustentável.

A questão que sempre surge nesse momento é: O custo de materiais e revestimentos sustentáveis e alternativos sempre é maior que os tradicionais. Podemos afirmar que não é bem assim.

No caso da “COZINHA DE CONCRETO” os materiais são tradicionais, mas os usos foram alterados. O concreto foi utilizado como bancada e nichos, que fizeram a vez dos armários tradicionais, limitados à algumas gavetas e reduzindo drasticamente o uso de madeira, ferragens e custo.

Se considerado o custo de uma cozinha tradicional, com instalação de armários modulados e bancada de granito, a “COZINHA DE CONCRETO” foi executada com um investimento 60% menor, quando optou-se em utilizar o concreto como matéria-prima principal.

Para ver mais imagens desse projeto, CLIQUE AQUI.
O cooktop, as persianas e os armário brancos feitos sob medida foram os únicos itens novos comprados pela designer. Os demais objetos e cadeiras, foram trazidos do antigo apartamento ou comprados já usados em bazar. Cozinha de concreto da Erika Karpuk sob o conceito OBRA LIMPA

O PLANEJAMENTO DA OBRA LIMPA É:

  • Pensar em materiais tradicionais e novos usos para eles.
  • Buscar novas alternativas para substituir alguns revestimentos e itens que se utilizam de recursos naturais esgotáveis, como é o caso dos mármores e granitos.
  • Utilizar os resíduos gerados dentro da própria obra, como portas se transformarem em painéis de tv, mesas e outros objetos, ou mesmo o piso de taco de madeira que pode ser transformar em revestimento de parede ou objetos de decoração.
  • Separar corretamente todo o resíduo que será descartado.
logo_urlEsse conteúdo possui direitos reservados por Erika Karpuk. Conteúdo sob licença Creative Commons

LEIA OS TERMOS DE USO DESTE CONTEÚDO

PRÓXIMA ETAPA – GERENCIAMENTO