POSTOS DE COLETA DE RCCs NOS MUNICÍPIOS


Pesquisa feita em alguns sites das prefeituras de algumas cidades brasileiras a respeito da Coleta de Resíduos da Construção Civil.

Recife: coleta feita pela EMLURB ou terceirizados pagos. Não cita o que é feito posteriormente. Foi enviado um e-mail para a prefeitura perguntando qual o destino dos resíduos após coleta. NUNCA RESPONDERAM.

Salvador: coleta de lixo comum apenas pela LIMPURB. Existia uma página em construção em 2014 de Roteiro de entulho . Não foi encontrado nenhuma opção de envio de e-mail para a prefeitura de Salvador. NOTA: 12 meses após fazer a primeira pesquisa, a página continua em construção, porém apenas pelo link acima. Se entrar no site da prefeitura não existe nenhum resultado para “entulho” “resíduos da construção civil” “rccs”.

Curitiba: o site apesar de confuso, tem bastante informação voltada aos assuntos “lixo” e “sustentabilidade”, tem até uma página bem legal sobre Redução de Lixo, mas infelizmente não existe nada a respeito do entulho ou RCCs… foi enviado e-mail  e a resposta veio em menos de 24hs! Infelizmente as noticias não são boas e apesar de Curitiba ser uma das cidades mais bem cuidadas e desenvolvidas, não existe reciclagem de RCC. Curitibano!!!! Brigue por isso!!! Todo o entulho gerado por todos é depositado no Aterro da Estre Ambiental.

Brasília:

Municípios que são exemplo de Coleta de Resíduos

Guarulhos : Sua usina de reciclagem é um exemplo nesse setor.

Belo Horizonte: demais! 02 estações de reciclagem no município!!

Editado em 28/01/15: 

Balneário de Camboriú ( informado pela leitora Kamyla), existe uma usina de reciclagem sim! É privada, mas fico feliz em saber que estão no caminho certo. A Kamyla até enviou um vídeo, que compartilho aqui com vcs!

Busque no site do município onde mora, e verifique se existe alguma página, alguma informação a respeito. No google procure:

  • Resíduo da Construção Civil – RCC
  • Reciclagem de Resíduos da Construção Civil em …(nome da sua cidade ou estado)

Mande um e-mail para a prefeitura, perguntando a respeito. Foi o que eu fiz nas cidades que descrevi acima.

Alguns sites que achei bem interessantes, e que servem como material de pesquisa:

Trabalho escrito por Jerônimo Pierezan falando sobre Reaproveitamento RCC – AQUI

Monografia escrita por Décio Luiz Meireles Tavares – AQUI

A Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição – ABRECON  

Obra Limpa – muita informação bacana. Inclusive eles são consultoria não só para empresas privadas como para prefeituras introduzirem em suas cidades as Usinas de reciclagem de RCC. AQUI

VOLTAR PARA OBRA LIMPA